segunda-feira, 29 de julho de 2013

Nascar volta às suas origens.

Na úlitma quarta-feira, 24/07, um dia histórico marcou a NASCAR: Depois de 43 anos, a categoria voltou a correr numa pista de terra.
Pista Eldora


A pista foi Eldora, que é propriedade de Tony Stewart, 3 vezes campeão da Sprint Cup. Stewart estava sorridente e visivelmente orgulhoso, como um anfitrião que tem orgulho de ver a festa rolando e todos aproveitando. A casa estava lotada, a expectativa de todos que estavam no meio da NASCAR era evidente. A corrida foi válida pela Truck Series, porém estavam correndo pilotos de outras categorias, como a Nationwide Series, Sprint Cup e os 'Outsiders', que são especialistas em pistas de terra e aproveitaram a oportunidade para correr.

O Evento foi dividido em segmentos, que formaram o grid para a corrida principal, na qual 30 pilotos poderiam participar. Em cada segmento 5 pilotos se qualificavam para a corrida. Este formato proporcionou outro momento histórico para a categoria: Ken Schrader, de 58 anos, se tornou o piloto mais velho a ser Pole numa corrida das três principais categorias da NASCAR.

No último segmento, que era a última chance de classificação para os pilotos, outro momento histórico: Norm Benning, piloto que corre por equipe própria (sem patrocínio), conseguiu a ultima vaga pra prova brigando porta a porta com Clay Greenfield. A briga foi feroz com os dois se tocando e batendo no muro. Com a vitória, Benning ainda mostrou o dedo para seu adversário. 
Outro gesto bonito foi que mecânicos de outras equipes ajudaram o piloto do 57 a arrumar seu carro sem nada em troca.


A corrida principal foi espetacular, com pilotos do calibre de Ryan Newman, Kyle Larson e Austin Dillon. O evento foi um show. Pilotos lado a lado, em todos os lugares da pista, e sempre buscando o melhor traçado para ultrapassagens e para andar mais rápido que o rival. Timothy Peters, piloto da Truck Series, chegou a dominar parte do início pra prova, logo ele que não é um especialista neste tipo de prova, surpreendeu. No fim, a disputa ficou entre Newman, Larson e Dillon. Mesmo com a pressão de Kyle Larson, Dillon segurou a ponta e seguiu para uma vitória inesquecível na carreira.


O Brasileiro Miguel Paludo, que nunca tinha feito algo nem próximo disso na carreira, foi razoavelmente bem. Nos treinos ele chegou a andar em sétimo, mas caiu durante a corrida e perdeu uma volta que acabou com qualquer chance. Ele terminou em 21°, uma posição que já é pra lá de honrosa.

0 comentários:

Postar um comentário

 

About Me

My Blog List

Term of Use