quinta-feira, 1 de agosto de 2013

O primeiro.


Conhece Oscar Benjamin Schectman? Provavelmente não. Mas ele esteve no início da maior liga de basquete do mundo, a NBA. Nesta quarta-feira (31), a liga perdeu um ídolo das história do basquete. Ele faleceu aos 94 anos, e o fato foi noticiado pelo New York Knicks. Com ele, um fato que poucos sabem: Schectman fez os primeiros pontos da história da NBA pelo New York Knicks em 1946 contra o Toronto Huskies. Em 1946 a liga ainda não era chamada NBA, o jogo foi pela Basketball Association of America, a ABA, que virou a NBA.








Apesar deste grande feito, Ossie, como era conhecido, não teve muito sucesso na liga. Ele jogou apenas uma temporada, a 46-47, com médias modestas de 8,1 pontos e 2 assistências por partida, durante 54 jogos.


Em 2003, quando foi entrevistado pela ESPN, Schectman disse: “Eu marquei em uma bandeja usando as duas mãos. Esse era o principal arremesso da época. Eu recebia US$ 60 por jogo e não vejo problema no que acontece atualmente. Mas fico feliz e orgulhoso por um dos pioneiros da liga”.


Na universidade, Ossie jogou pela Long Island University e foi campeão do torneio NIT em 39 e 41. Ele entrou para o Hall da Fama de esportistas judeus,  para o de sua Universidade e também o Hall da Fama do Basquete de Nova York. 


Schectman ficará para sempre nos livros de história da NBA, com um feito que ninguém poderá apagar: Ele foi o primeiro. 

0 comentários:

Postar um comentário

 

About Me

My Blog List

Term of Use